Zoo Burguer Zoo Burguer Zoo Burguer
Subir

Águia Rabalva

Águia oriunda do Sudoeste da Gronelândia que possui uma plumagem quase preta, com a cabeça, íris, cauda e bico escuras. Podem chegar a ter uma envergadura de 200-245 cm.

A Águia-rabalva tem a cauda branca, o bico amarelo e a cauda em forma de cunha e difere do Pigargo-Americano por não ter uma cabeça branca a contrastar com o resto do corpo castanho acinzentado. Os juvenis têm uma plumagem quase negra, com a cabeça, a íris, a cauda e o bico escuros. Vão adquirindo a plumagem de adulto até aos 5-6 anos mas a cauda apenas se torna branca no oitavo ano de vida.

As principais presas da Águia-rabalva são peixes e aves, mas ocasionalmente capturam também mamíferos. Os peixes são capturados à superfície sem voos picados exuberantes. As crias e até mesmo os adultos das aves que criam em colónias costeiras constituem grande parte da dieta em determinadas alturas do ano.

A época de reprodução varia muito com a latitude, desde Janeiro nas zonas mais a Sul até Abril nas populações do Ártico. Os ninhos são geralmente construídos em penhascos na orla marítima ou em árvores muito altas. Cada casal tem geralmente 2 a 3 ninhos que utiliza em anos alternados. A postura é normalmente de 2 ovos e a mortalidade juvenil é baixa.

Nome

Águia Rabalva

Haliaeetus albicilla

Classe

Aves

Conservação

Espécie avaliada como pouco preocupante pela IUCN. Pertence ao Anexo I da CITES. Os números de Águia-rabalva têm recuperado significativamente nas duas últimas décadas e atualmente estima-se que a população europeia exceda os 5000 casais reprodutores.

EEP
Distribuição

Estão presentes no sudoeste da Gronelândia, no oeste da Islândia, e desde o Norte da Eurásia até à Grécia e à Turquia a sul. Existem também a sul do mar Cáspio estendendo-se para Leste no Balkash e na Manchúria. No Inverno migram para Sul até ao Norte do Mediterrâneo, Golfo pérsico, Paquistão, Norte da Índia e Sudeste da China.

Comprimento

Comprimento - 69-92 cm Envergadura: 200-245 cm

Sabia que pode apadrinhar esta espécie?

Patronize Animal
Quero ajudar esta espécie

Outras aves

Ver Mais

Outros animais

Ver Mais