Zoo Burguer Zoo Burguer Zoo Burguer
Subir

Tartaruga de Esporas

Tartaruga de grande tamanho que pode chegar atingir 50kg de peso. Para fazer diminuir a temperatura corporal enterra-se na lama e espalha a própria saliva nas patas dianteiras.

São tartarugas de grande tamanho, podendo atingir 50 kg de peso. Possuem uma carapaça larga, oval e ligeiramente achatada, com uma cor que pode ir do castanho ao amarelo. O plastrão é cor de mármore. A pele é extremamente grossa, o que pode ser para reduzir a perda de fluidos por transpiração. A sua cor varia também do castanho ao amarelo. Possuem esporas nas patas traseiras, cuja função é ainda desconhecida. Os machos têm caudas mais grossas e longas do que as fêmeas e possuem um plastrão mais côncavo.

São muito territoriais e agressivas entre si. Escavam tocas no solo, onde se abrigam quando a temperatura é demasiado alta ou baixa. Também evitam assim a desidratação. Outros métodos de arrefecer incluem atirar lama para a sua carapaça, e espalhar a sua própria saliva nas patas dianteiras. São mais activas ao amanhecer e ao crepúsculo.

Espécie herbívora, que se alimenta essencialmente de plantas suculentas, obtendo delas a maior parte da água de que necessita.

As cópulas ocorrem no período entre Junho e Março, mas preferencialmente nos meses após a época das chuvas, ou seja, entre Setembro e Novembro. A fêmea prepara o ninho, criando primeiro uma depressão na terra solta do solo e urinando nele, para depois escavar então um buraco com uma profundidade que pode atingir os 14 cm. A fêmea escava 4 ou 5 ninhos, seleccionando depois um único, onde deposita os seus de 15 a 30 ovos. A fêmea depois cobre os ovos com terra, e aí incubam durante cerca de 8 meses.

Nome

Tartaruga de Esporas

Geochelone sulcata

Classe

Répteis

Conservação

O seu estatuto é considerado Vulnerável pela IUCN. Encontra-se ao abrigo do anexo II da CITES.

EEP
Distribuição

Encontra-se no sul do Sahara, do Senegal à Mauritânia, passando pelo Mali, Sudão, Etiópia e ao longo do Mar Vermelho.

Comprimento

Carapaça - 70cm

Idade

Longevidade em Cativeiro - 54 anos

Sabia que pode apadrinhar esta espécie?

Patronize Animal
Quero ajudar esta espécie

Outros répteis

Ver Mais

Outros animais

Ver Mais