Anaconda Verde
As Anacondas Verdes são conhecidas por serem mais ativas ao anoitecer.
- Comprimento 6 a 9m
- Peso 100 a 250 kg
- Longevidade 30 anos
- Dieta Carnívoro generalista (peixe, aves e mamíferos)
- Habitat Floresta tropical e pântanos
- Reprodução 20-40 ovos
Para mais informações sobre estatutos de conservação consulte:
www.iucnredlist.org
Morfologia
As Anacondas Verdes são as cobras mais pesadas do mundo. Possuem uma coloração verde no dorso, mudando gradualmente para amarelo no ventre, com manchas redondas escuras por todo o corpo. Têm olhos pequenos, posicionados no topo da cabeça, seguidos de uma faixa pós-ocular preta proeminente, que vai do olho até o ângulo da mandíbula. Nesta espécie, as fêmeas são maiores do que os machos.
Comportamento
É uma espécie semiaquática, de hábitos crepusculares e solitários. Podem ser encontradas sempre perto de zonas húmidas e são excelentes nadadoras. Considerada um predador generalista, alimenta-se de vários vertebrados aquáticos e terrestres. Não é uma espécie venenosa e mata as presas por constrição. As suas mandíbulas estão ligadas por ligamentos elásticos, o que lhes permite engolir uma presa inteira. É uma espécie ovovivípara, que dá à luz as suas crias após 5 a 7 meses de incubação. As fêmeas normalmente reproduzem apenas uma vez a cada 2-3 anos.
Conservação
A Anaconda Verde habita em muitas áreas protegidas e reservas indígenas em toda a sua área de distribuição. Por esse motivo, todo o seu habitat natural está, na sua maioria, bem preservado. A sua maior ameaça é a perseguição da qual é alvo. São necessárias mais campanhas de educação ambiental sobre a espécie junto das comunidades locais, a fim de informar a população e evitar a sua captura. É desconhecido o número de indivíduos em estado selvagem.