Barata Americana
A Barata Americana é considerada uma espécie sinantrópica, ou seja, que vive perto das habitações humanas, utilizando de restos de alimentos para sua própria alimentação.
- Comprimento 34 a 53 mm
- Longevidade 400 dias
- Dieta Papel, cascas, lã, açúcar, carne, peixe, outros
- Reprodução 14 - 16 ovos
Para mais informações sobre estatutos de conservação consulte:
www.iucnredlist.org
Morfologia
A sua cor é avermelhada, sendo por isso também conhecidas como Baratas Vermelhas. As antenas são compridas e castanhas. O corpo é oval e achatado. Os seus maiores predadores são as tarântulas, os sapos, as rãs e as salamandras. É considerada uma espécie sinantrópica, isto é, vive perto de habitações humanas, aproveitando-se de restos de alimentos para sua própria alimentação.
Comportamento
As Baratas gastam 75% do tempo em fendas. Os seus locais preferidos são aqueles que se adequam ao seu tamanho, localizados perto de fontes de água e de alimento, quentes e com alta humidade relativa.
São animais mais ativos durante o período noturno.
Conservação
As Baratas podem ser consideradas como uma praga. Esta espécie pode prejudicar o ser humano, na medida em que é uma excelente transmissora de doenças através da contaminação da comida. É considerada o quarto maior alergénico, manifestando-se especialmente em pessoas atópicas ou asmáticas.
Atualmente, em alguns países Asiáticos e na Austrália, as Baratas fazem parte da dieta alimentar humanas e é também fornecida como medicamento.