Bubalus bubalis

Búfalo Aquático Asiático

Este grande herbívoro pertencente à família dos bovinos adora água, aliás, passa grande parte do dia mergulhados nas águas lamacentas para se refrescar e, também, para impedir as picadas dos mosquitos.

Image Image Image Image
01

Morfologia

O Búfalo aquático é um animal grande, que pode medir quase 2metros em altura e tem umas patas compridas com os cascos espalmados. A cara é longa, as orelhas pequenas e possui uns cornos bastante compridos. Os cornos são encontrados quer nos machos quer nas fêmeas e formam-se na zona lateral e não no centro da cabeça, como é mais comum encontrar nos bovídeos. Possuem a maior envergadura de todos os bovídeos.
Este búfalo pode medir 3metros em comprimento e a cauda 60-100cm. Os machos são bastante mais pesados do que as fêmeas.
Apresenta pouco pelo espalhado pelo corpo de um tom que varia do cinzento até ao preto. A ponta da cauda possui um tufo de pelo. Os búfalos adultos apresentam menos pelo e a coloração da pele varia com as condições meteorológicas, sendo que é muitas vezes difícil definir a cor original da pele, uma vez que estão quase sempre cobertos de lama, sendo aproximada a cinzento-escuro ou preto.


02

Comportamento

O Búfalo asiático é bastante social. Forma manadas coesas de 10 a 20 indivíduos, podendo ser observadas mandas até 100 indivíduos em estado selvagem. Existe dominância hierárquica dentro do grupo, sendo o líder um bovídeo macho mais velho, e o resto do grupo é composto por fêmeas adultas e suas crias e fêmeas sub-adultas.
Aos 3 anos, os machos deixam as manadas, formando manadas unisexo. Estas podem ir até aos 10 indivíduos. Outros machos são mais solitários.
Os búfalos são tanto diurnos como nocturnos. São mais sensíveis ao calor do que outros bovídeos porque possuem menos glândulas sudoríparas. Por esta razão, os búfalos são tão conhecidos por chafurdar na lama. O facto de se impregnarem na lama ajuda os animais a arrefecer a temperatura corporal e a manter-se frescos durante mais tempo, uma vez que a lama demora mais tempo a evaporar do que a água. A lama ajuda também a proteger estes animais dos insectos.
Os Búfalos aquáticos pastam durante a manhã e o final do dia. Durante a altura mais quente do dia, eles descansam nas zonas de sombra, emergem nos lagos ou lama, sendo vistos muitas vezes totalmente emersos, deixando apenas as narinas de fora para respirar e os olhos.


03

Alimentação

O Búfalo é um animal ruminante, encontrando-se a maior parte do tempo a pastar a erva. Também come arbustos, plantas aquáticas, folhas, e qualquer outra vegetação que cresça junto aos rios.

Outros Mamíferos


Outros animais