Camelus bactrianus

Camelo Asiático

Este simpático herbívoro que habita os desertos rochosos da Ásia Oriental e Central tem duas bossas, ao contrário dos seus “primos” Dromedários. Estas bossas funcionam como reservatórios de gordura, assegurando-lhe fontes de energia quando esta se torna escassa.

Image Image Image Image
01

Morfologia

A maior característica destes Camelos é possuírem duas bossas. Na bossa, a altura média de um camelo, é de 213cm. O pelo destes animais varia em alguns tons de castanho, cobrindo o animal durante o tempo frio e cai quando a temperatura aumenta.
Possui uns longos pelos na zona do pescoço, dando a aparência de uma barba. As pestanas são muito volumosas e duplas. Os camelos conseguem fechar as narinas e os lábios muito fortemente, protegendo-os das poeiras, da areia e dos ventos fortes.


02

Comportamento

Os Camelos bactrianos são mais ativos durante o dia e são normalmente encontrados sozinhos ou em pequenos grupos até 30 indivíduos. Os Camelos passam o tempo a movimentar-se por zonas de erva rasteira.


03

Alimentação

Os Camelos são animais herbívoros. Têm a capacidade de comer plantas secas, salgadas, com espinhos ou amargas, mas preferem erva. Em zoos, os Camelos têm sempre feno à disposição ao longo de todo o dia.
Os Camelos sobrevivem a vários dias sem ingerir água. Quando têm água disponível, bebem apenas para repor as necessidades. Esta quantidade pode ir até aos 114litros em apenas 10 minutos!
Um mal-entendido comum é que as bossas dos camelos são compostas no seu interior por água. Na verdade, as bossas contém uma larga quantidade de gordura acumulada, que os camelos utilizam quando os nutrientes e o alimento é escasso, de modo a repor as necessidades para o seu metabolismo. Cada bossa pode suportar até 36 kg de gordura!


04

Reprodução

Os machos dominantes protegem o grupo de fêmeas de outros machos durante as épocas de reprodução. A época de acasalamento ocorre no Outono. Os machos tornam-se um pouco violentos nesta altura, podendo até morder. A idade a que os camelos bactrianos atingem a maturidade sexual varia, sendo mais comum entre os 3 e os 5 anos. A gestação dura 13 meses, nascendo, geralmente, uma cria por parto e, raramente, duas. A cria é precocial, tendo a habilidade de se colocar de pé e movimentar-se passadas poucas horas do seu nascimento. A cria fica com a mãe até aos 3-5 anos, até atingir a maturidade sexual.

Outros Mamíferos


Outros animais