Caracol Gigante Africano
O Caracol Gigante Africano é nativo das florestas húmidas africanas dos Camarões e da República Central do Congo. Sabia que para saber a idade de um caracol pode usar-se o número de voltas da concha?
- Comprimento 15 cm
- Longevidade 10 anos
- Dieta Folhas e frutos
- Habitat Florestas
- Reprodução até 40 ovos
Para mais informações sobre estatutos de conservação consulte:
www.iucnredlist.org
Morfologia
Esta espécie tem uma concha redonda, larga e extensa, com fundo amarelado contrastando com umas bandas dispostas uniformemente castanho-escuro. A coluna central da concha (columela) tem uma cor branca ou branca-azulada. A sua concha pode crescer até aos 15 centímetros de comprimento e 13 centímetros de diâmetro.
Comportamento
São animais de hábitos noturnos e preferem fazer a sua alimentação nesse período do dia. São mais ativos durante os meses quentes, sendo a temperatura ideal para esta espécie entre 13ºC e 32ºC. Quando a temperatura fica abaixo dos 10ºC, conseguem sobreviver hibernando durante alguns meses.
Alimentação
Quando em cativeiro, estes caracóis comem plantas a uma taxa muito elevada. Isto leva a que sejam uma praga para a agricultura.
Geralmente estes caracóis preferem comer durante a noite, sendo que não são muito seletivos no tipo de plantas ou frutos que comem.
A sua língua (rádula) possui pequenos picos, que lhes permite agarrar o alimento facilmente.
Reprodução
Tal como os outros caracóis, o Caracol Gigante Africano é hermafrodita, o que significa que possui os dois órgãos sexuais (masculino e feminino). Contudo, para haver reprodução são necessários 2 indivíduos, onde qualquer um pode desempenhar o papel de macho ou de fêmea. São ovíparos e podem produzir até 40 ovos. A incubação dos mesmos dura cerca de 40 dias e escondem-nos debaixo de pedras ou folhas.
Conservação
O Caracol Gigante Africano é considerado uma espécie invasora em alguns países. A importação do mesmo pela mão do Homem foi a causa de, atualmente, a espécie estar amplamente distribuída pelo mundo.