Chita
Este fantástico felino africano nasceu para correr! O seu corpo longilíneo está adaptado à corrida de alta velocidade, sendo por isso o mamífero terrestre mais veloz do mundo.
- Comprimento 1,12 a 1,50m
- Peso 40 - 65Kg
- Longevidade 19 anos
- Dieta Carne
- Habitat Savana
- Reprodução Até 6 crias
Para mais informações sobre estatutos de conservação consulte:
www.iucnredlist.org
Morfologia
As Chitas possuem um corpo elegante, pernas finas e compridas, um peito estreito profundo e uma cauda comprida - que mede o equivalente ao comprimento desde a sua cabeça até metade do corpo. Comparativamente a outros felinos, as Chitas evoluíram a nível de velocidade mas não em poder e agressividade.
Comportamento
As fêmeas vivem sozinhas à exceção de quando têm filhotes dependentes. Os machos vivem em pequenos grupos permanentes de dois ou três indivíduos (por norma compostos por irmãos da mesma ninhada) ou, em alguns casos, vivem sozinhos. Estes animais possuem poucas vocalizações. As Chitas caçam recorrendo ao sentido da visão e fazem-no, principalmente, durante o dia. Observam as suas presas a uma distância de 70 a 100m e, durante a investida, podem acelerar de 0 a 96 km/h em apenas 3 segundos e atingir uma velocidade de até 113 km/h.
Conservação
A Chita sul africana é considerada uma espécie Vulnerável pela IUCN.
Estes animais são particularmente afetados pela perda e fragmentação do seu habitat, visto que para sobreviverem necessitam de áreas de território bastante extensas - comparativamente a outras espécies carnívoras. Esta é a principal ameaça na sua zona de origem, uma vez que para uma conservação viável das subpopulações de Chitas é necessário um território superior a 10.000 km2. A maioria das Chitas (76%) encontra-se em terras desprotegidas e são frequentemente ameaçadas pelo conflito com os criadores de gado doméstico. As Chitas podem matar alguns destes animais e podem também elas ser mortas pelos criadores como forma de retaliação.