Os mais pesquisados:

Corvo

Corvus corax

O corvo consegue imitar muitos sons, incluindo a voz humana.

Estatuto de conservação

  • Não avaliado
  • Dados insuficientes
  • LC
    Pouco preocupante
  • NT
    Quase ameaçado
  • VU
    Vulnerável
  • EN
    Em perigo
  • CR
    Criticamente em perigo
  • EW
    Extinto na natureza
  • EX
    Extinto

Ajude-nos a proteger esta espécie!

Quero Apadrinhar

    Após preencher o formulário será contactado pela nossa equipa de modo a finalizar o processo de Apadrinhar uma espécie do Zoo.

    Comprimento
    54 a 67cm
    Peso
    700 a 1600g
    Longevidade
    44 anos
    Dieta
    Invertebrados, pequenos répteis, aves e mamíferos, ovos, sementes e fruta
    Habitat
    Floresta (áreas rochosas)
    Reprodução
    3 a 6 ovos

    O corvo é uma ave totalmente preta que é considerada a maior de todos os passeriformes. Tem uma cauda em forma de cunha e uma plumagem bem desenvolvida na garganta, que é utilizada para a comunicação. As fêmeas tendem a ser mais pequenas.

    É uma ave muito inteligente e com uma dinâmica social complexa. É capaz de aprender novas soluções para resolver qualquer problema ou desafio. Esta ave consegue imitar muitos sons, incluindo a voz humana. Nas zonas urbanizadas, podem procurar alimento em grupo, uma vez que os recursos estão mais concentrados. No entanto, no seu habitat natural, a maioria procura alimento sozinho ou aos pares. Não são aves migratórias e os casais reprodutores estabelecem o seu território de nidificação (de construção do ninho).

    Devido a associações negativas com a espécie em contos antigos, é um animal muito perseguido por, alegadamente, interferir com o gado e as colheitas. São frequentemente abatidos a tiro, envenenados ou capturados em armadilhas. No entanto, os corvos são bastante importantes para a manutenção de ecossistemas saudáveis nos locais onde vivem. Como têm hábitos necrófagos (consomem organismos mortos) ajudam na limpeza e no ciclo de nutrientes. São também importantes predadores de artrópodes e micromamíferos, reduzindo a probabilidade de ocorrência de pragas. Em alguns países europeus, já estão a decorrer projetos de reintrodução, contribuindo para a tendência de crescimento da população mundial desta espécie.

    Outros animais