Crocodilo-anão
É uma das espécies de crocodilo mais pequenas do mundo, com um corpo que não chega a atingir os 2 metros de comprimento.
- Comprimento 1,5m
- Peso 18 - 40kg
- Longevidade 30 a 40 anos
- Dieta Peixe, anfíbios, mamíferos e aves
- Habitat Locais de água doce
- Reprodução 10 a 30 crias
Para mais informações sobre estatutos de conservação consulte:
www.iucnredlist.org
Morfologia
O Crocodilo-anão tem o pescoço e o dorso fortemente protegidos e duros, bem como as suas pálpebras que são ossudas e espessas. Os adultos são completamente negros e têm a íris acastanhada.
Comportamento
É uma espécie bastante agressiva, que apresenta altas taxas de sucesso de caça dentro de água. É um predador noturno generalista, que escolhe as presas consoante a disponibilidade. O Crocodilo-anão é um animal solitário que tem por hábito passar o dia escondido a descansar dentro de uma toca. É uma espécie ovípara. Na época de reprodução, as fêmeas constroem um ninho perto da água com vegetação húmida e em decomposição, que ajuda a incubar os ovos devido ao calor gerado pela decomposição do material vegetal.
Conservação
Existe pouca informação sobre o estado atual da população mundial desta espécie. As maiores ameaças que o Crocodilo-anão enfrenta é a caça furtiva para uso da sua pele e consumo da carne, bem como a forte destruição do habitat onde vive. Para aumentar o conhecimento sobre a espécie, esta integra um programa chamado European Studbook (ESB), desenvolvido pela EAZA, onde se procura recolher o máximo de informação possível sobre longevidade, atividade comportamental, dieta, patologias e outros aspetos, em indivíduos em cativeiro.