Escinco de Língua Azul
O Escinco de Língua Azul é facilmente identificado devido à presença da sua grande e azul língua, que faz contraste com a cor rosa do interior da sua boca.
- Comprimento 45 - 50 cm
- Peso 500 g
- Longevidade 20 anos
- Dieta Folhas, frutos e invertebrados
- Habitat Áreas semidesérticas, matagais e florestas
- Reprodução 10 - 15 crias
Para mais informações sobre estatutos de conservação consulte:
www.iucnredlist.org
Morfologia
São lagartos grandes e robustos, com uma cabeça larga e membros pequenos, em comparação com o corpo. Têm o corpo achatado e coberto por escamas lisas. São de um tom acinzentado, possuindo na parte superior do corpo listas transversais de cor castanha. Apresentam uma língua grande e de cor azul, que faz contraste com a cor rosa do interior da sua boca.
Comportamento
É um lagarto de hábitos solitários, pouco agressivo e bastante tímido. Movimenta-se principalmente no solo e raramente se afasta de zonas de abrigo, que consistem em troncos ocos ou fendas no solo. Quando ameaçado, abre a boca, exibindo a língua azul, que é interpretada pelos predadores como um sinal de que o lagarto pode ser desagradável e perigoso. Pode também silvar ou inchar o corpo para parecer maior. Durante confrontos com outros indivíduos, o lagarto tem a capacidade de perder a cauda, a qual cresce novamente no futuro.
Reprodução
Espécie ovovivípara. O período de reprodução ocorre na primavera. A cada ciclo de reprodução, dão à luz entre 10 a 15 crias.
Conservação
Não existem ações de conservação específicas. As subpopulações desta espécie estão presentes em mais de 46 parques nacionais da Austrália. Pertencem ao Anexo III da CITES.