Chrysolophus pictus

Faisão Dourado

Os Faisões Dourados são uma das espécies de Faisões mais populares mantidas em cativeiro, devido à beleza da sua plumagem e à sua boa adaptação a diferentes ambientes.

Image
Características
Comprimento 90 - 100cm
Peso 350 – 700g
Longevidade 20 anos
Dieta Ervas, folhas e invertebrados
Habitat Floresta e matagal
Reprodução 8 a 12 ovos
Estatuto de Conservação - Lista Vermelha IUCN
Não avaliado
Informação insuficiente
Pouco preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta

Para mais informações sobre estatutos de conservação consulte:
www.iucnredlist.org

01

Morfologia

Esta espécie apresenta dimorfismo sexual bastante evidente. O macho é colorido, com tons de vermelho, amarelo, castanho e laranja em toda a sua plumagem, tem uma crista amarelo-dourada e as penas da cauda são manchadas e bastante longas. A fêmea tem uma coloração mais uniforme e menos vistosa do que o macho, sendo a sua plumagem maioritariamente castanha. Ambos os sexos têm as patas e o bico amarelos.


02

Comportamento

Embora seja uma ave colorida e vistosa, é bastante tímida e difícil de ser avistada no seu habitat natural. Na época de reprodução incubam os ovos durante 22 a 23 dias. No primeiro mês de vida as crias são totalmente dependentes da progenitora, apesar de ao fim de 2 semanas já conseguirem voar. Uma vez que não são muito ágeis no voo, voam de forma reta, curta e a uma grande velocidade. Por este motivo passam a maior parte do seu tempo no solo.


03

Conservação

Os Faisões Dourados são uma das espécies de Faisões mais populares mantidas em cativeiro, devido à beleza da sua plumagem e à sua boa adaptação a diferentes ambientes. Em cativeiro, a sua população encontra-se altamente hibridada com outras espécies de Faisões (Lady Amherst, Prateado, Mongol, Venerado, entre outras), dando origem a aves que, embora possuam aspetos muito variados, por não serem puras, não contribuem para o valor genético e de conservação da espécie. Os Faisões Dourados são endémicos da China Central. A sua população em estado selvagem tem vindo a diminuir devido à destruição dos seus habitats para extração de madeira, captura ilegal para comércio e caça ilegal. Não existem projetos de conservação específicos para esta espécie.

Outras Aves


Outros animais