Gazela Dama
A Gazela Dama é a maior de todas as gazelas e também é mais rara do mundo. Este magnífico herbívoro africano encontra-se extremamente ameaçado de extinção devido à caça e degradação do seu habitat devido ao excesso de pastoreio por animais domésticos.
- Comprimento 1,40 - 1,65m
- Peso 40 - 70Kg
- Longevidade 19 anos
- Dieta Arbustos, ervas e folhas
- Habitat Prado e savana escassamente arborizada
- Reprodução 1 cria
Para mais informações sobre estatutos de conservação consulte:
www.iucnredlist.org
Morfologia
A Gazela Dama é a maior e a mais alta de todas as gazelas. Estes animais têm pernas longas e um pescoço comprido, apresentam uma cor castanha e branca e possuem uma mancha branca característica a meio do pescoço. Quando as crias nascem, possuem uma coloração uniforme adamascada durante o primeiro mês de vida. Os cornos são encontrados em ambos os sexos, geralmente maiores e mais grossos nos machos.
Comportamento
As Gazelas Dama são animais sociais que vivem em haréns formados por cerca de 21 indíviduos, nomeadamente um único macho dominante adulto e muitas fêmeas. São animais migratórios sazonais e viajam para o norte do Saara durante a estação chuvosa (podendo nesta altura reunir-se em grupos de centenas) e recuam para o Sahel durante a estação seca.
Os machos são territoriais durante a época de reprodução, marcando o seu território com defecação, urina e glândulas olfativas. Os machos usam os seus chifres para efetuar ameaças e para demonstrar a sua força.
Conservação
A Gazela Dama era uma espécie abundante, porém, o número de indivíduos diminuiu drasticamente desde as décadas de 1950 e 1960. A população continua a diminuir sendo que, atualmente, o número de indivíduos existente na natureza é de apenas 100 a 200. Por este motivo é considerado um dos antílopes mais raros do mundo.
As principais ameaças desta espécie são a caça excessiva, a perda e degradação do seu habitat devido à pressão do gado doméstico e o aumento das temperaturas (condições de deserto) que dificultam a sua sobrevivência. Três das seis populações selvagens existentes vivem em áreas protegidas: Ouadi Rimé-Ouadi Achim (Chade), Aïr-Ténéré N.R. e TermitTin Toumma N.R (Níger). No entanto, as duas primeiras sofrem de conflitos militares, o que afeta a conservação destes animais.