Giraffa camelopardalis (angolensis)

Girafa

Uma das características mais distintivas da girafa é o seu longo pescoço que, surpreendentemente, tem o mesmo número de vertebras que os humanos e que lhe permite alimentar-se de frutos, folhas e flores da copa das árvores. As Girafas são conhecidas por se alimentarem de mais de 100 espécies de plantas.

Image Image Image Image
Características
Altura 5,50m
Peso 1000Kg
Longevidade 22 anos
Dieta Árvores e plantas
Habitat Savana
Reprodução 1 cria
Estatuto de Conservação - Lista Vermelha IUCN
Não avaliado
Informação insuficiente
Pouco preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta

Para mais informações sobre estatutos de conservação consulte:
www.iucnredlist.org

01

Morfologia

A Girafa é considerada o animal mais alto do mundo. Caracteriza-se pelo seu pescoço muito longo e pelos seus membros compridos. O pescoço pode medir 2 m e apresenta uma crina curta e grossa.
A pelagem das Girafas é clara, com um padrão característico de manchas grandes, irregulares laranjas ou castanhas. O padrão é único para cada indivíduo, como uma impressão digital.


02

Comportamento

As Girafas são animais sociais, sendo que as manadas são compostas por 2 a 8 indivíduos. São mais ativas durante as primeiras e últimas horas do dia, alturas em que passeiam, se alimentam e ruminam. Têm um sono leve e curto, de pé. Deitam-se apenas para um sono mais profundo, que dura apenas 5 minutos. As Girafas alimentam-se de folhas e brotos de árvores e arbustos. São altamente seletivas devido à sua técnica de forragem, em que tiram as folhas dos rebentos terminais das árvores com a sua língua comprida (45-50 cm) - azulada, preênsil e extremamente poderosa.


03

Conservação

O Grupo de Especialistas da IUCN SSC Giraffe e Okapi (GOSG) reconhece, atualmente, uma única espécie - Giraffa camelopardalis - e nove subespécies. A população de Girafas sofreu um declínio de 40% entre 1985 e 2015. As suas ameças são as baixas taxas de reprodução, a elevada mortalidade adulta (caça e caça furtiva), o aproveitamento de território para uso agrícola, a agitação civil e as alterações climáticas.
A Giraffe Conservation Foundation (GCF) foca-se exclusivamente na conservação e gestão de Girafas em toda a África, atuando em mais de 171.000 km2 de habitat. A Fundação Africana da Vida Selvagem (AWF) trabalha na conservação das acácias (o principal alimento das Girafas), na África Ocidental e na educação das comunidades locais para a preservação destes animais.

Girafa é apadrinhado por:

Outros Mamíferos


Outros animais