Hiena Malhada
As Hienas são os carnívoros mais comuns de África. Emitem inúmeras vocalizações para comunicar entre si, sendo a mais conhecida "o riso", que tanto as caracteriza!
- Comprimento 1,30m
- Peso 50 - 70Kg
- Longevidade 20 anos
- Dieta Carne
- Habitat Savana
- Reprodução 1 - 2 crias
Para mais informações sobre estatutos de conservação consulte:
www.iucnredlist.org
Morfologia
A Hiena Malhada é a maior de todas as espécies de Hiena. Tem o focinho semelhante a um cão, orelhas arredondadas, pescoço e ombros bem musculados e as costas são ligeiramente inclinadas, uma vez que as pernas dianteiras são mais compridas do que as patas traseiras. As mandíbulas são extremamente fortes. A pelagem é castanha clara com manchas pretas ao longo do corpo.
Comportamento
As Hienas Malhadas são bastante sociáveis e vivem em grupos denominados de clãs. Os membros de um clã são vistos juntos em apenas três situações: caçar, defender o território e defender a sua toca comunitária. O número de adultos no clã é de 3 a 90. O tamanho do seu território varia de 9 a 1000 km2. Os clãs defendem os seus territórios através de exibições vocais, marcas de cheiros (urina) e patrulhas fronteiriças. O famoso riso é produzido quando os indivíduos estão nervosos, desafiados por um leão, ou para mostrar submissão a um membro dominante do clã.
Conservação
A população desta espécie permanece generalizada em África, totalizando 25 a 45 mil indivíduos. No entanto, os números tendem a decrescer devido à perda de habitat, à perseguição por parte de humanos e à competição com o gado doméstico. A Fundação Africana da Vida Selvagem (AWF) atua com o propósito de atenuar o conflito entre humanos e animais selvagens, construindo locais próprios para o gado, protegendo-os assim de predadores, como as Hienas. O Botswana Predator Conservation Trust (BPCT) dirige os esforços de investigação e educação para preservar os grandes predadores de África e seus habitats, nos quais a Hiena Malhada está incluída. Nas savanas, as Hienas e os leões competem diretamente por comida, conduzindo frequentemente a encontros antagónicos que podem resultar em mortes.