Os mais pesquisados:

Jabiru do Senegal

Ephippiorhynchus senegalensis

O jabiru do senegal é uma ave inconfundível graças às cores magníficas do seu bico comprido, espesso e com uma faixa amarela. Apresenta dimorfismo sexual na coloração da íris, que é castanha no macho e amarela na fêmea.

Estatuto de conservação

  • Não avaliado
  • Dados insuficientes
  • LC
    Pouco preocupante
  • NT
    Quase ameaçado
  • VU
    Vulnerável
  • EN
    Em perigo
  • CR
    Criticamente em perigo
  • EW
    Extinto na natureza
  • EX
    Extinto

Ajude-nos a proteger esta espécie!

Quero Apadrinhar

    Após preencher o formulário será contactado pela nossa equipa de modo a finalizar o processo de Apadrinhar uma espécie do Zoo.

    Altura
    150cm
    Envergadura
    240cm a 270cm
    Peso
    6kg
    Longevidade
    36 anos
    Dieta
    Peixe, crustáceos, anfíbios e pequenos répteis
    Habitat
    Campos abertos, áreas húmidas e pântanos
    Reprodução
    1 a 5 ovos

    É uma ave pertencente à família das cegonhas, com plumagem preta e branca e facilmente reconhecida pelo seu bico comprido amarelo, vermelho e preto. Apresentam dimorfismo sexual na coloração da íris, que é castanho-escura no macho e amarela na fêmea. Os machos são maiores do que as fêmeas.

    São aves maioritariamente solitárias e sedentárias, deslocando-se dentro ou perto do seu território em busca de boas condições de alimentação. No ritual de acasalamento correm de asas abertas, exibindo a plumagem fortemente marcada. Quando um casal se forma, defendem o seu território e expulsam outros casais da área perto do seu ninho.

    Alimentam-se essencialmente de peixes. A sua dieta inclui também crustáceos, alguns moluscos e insetos, anfíbios, répteis, aves juvenis e pequenos mamíferos. Sozinhos ou em pares, utilizam o bico para apanhar peixe em águas lamacentas e procurar alimento na vegetação envolvente de zonas de água pouco profundas. Por vezes, esgravata a lama com uma pata para desalojar a presa.

    Nidificam isoladamente, em casais solitários. Não fazem posturas necessariamente todos os anos. Constroem ninhos largos, com 2 metros de diâmetro, no topo de árvores normalmente isoladas e perto de zonas aquáticas. Os ninhos são feitos de galhos e forrados com musgo, ervas e terra. Fazem posturas de 1 a 5 ovos, que são incubados durante 30 a 35 dias. Após 70 a 100 dias de vida as crias apresentam-se cobertas de penas. Até serem quase adultas, as crias de primeira e segunda geração mantêm-se no espaço protegido pelos progenitores.
    Atingem a maturidade sexual aos quatro anos de vida.

    O jabiru do senegal está presente em quase todas as zonas tropicais de África. No entanto, a população mundial desta espécie tem vindo a diminuir, tornando estes animais difíceis de encontrar. A destruição e degradação das zonas húmidas são fatores de ameaça, que comprometem a sua sobrevivência. Este parque zoológico foi o primeiro, dentro dos membros da EAZA, a reproduzir esta espécie com sucesso, tendo já contribuído com algumas aves para a comunidade EEP (Programas Europeus de Espécies Ameaçadas).

    Outros animais