Leão Asiático
Atualmente, o Leão Asiático pode ser encontrado, unicamente, na parte oeste da Índia, no Parque Nacional da Floresta de Gir. Das 6 subespécies de leões existentes, esta é a única Asiática e a mais ameaçada de extinção.
- Comprimento 2,4 - 3,3m
- Altura 90 cm
- Peso 150 Kg
- Longevidade 17 anos
- Dieta Cervos, antílopes, javalis e búfalos
- Habitat Floresta com erva rasteira
- Reprodução 2 - 3 crias
Para mais informações sobre estatutos de conservação consulte:
www.iucnredlist.org
Morfologia
Os Leões são os segundos maiores membros da família Felidae.
O Leão Asiático é musculado, tem focinho curto, orelhas redondas, bigodes proeminentes e um queixo branco. Os machos adultos distinguem-se pela juba que cobre a cabeça, o pescoço e o peito. Estes Leões têm uma prega longitudinal na barriga bem pronunciada. A cauda é grossa com pelos longos e pretos na ponta.
Comportamento
Os Leões Asiáticos vivem em grupos compostos por duas ou mais fêmeas com as suas crias, membros juvenis e um ou mais machos adultos. Na idade adulta as fêmeas permanecem no grupo e os machos dispersam-se. Os limites do território são definidos por rugidos, marcas de urina e patrulhamento. Estes animais são carnívoros e caçam de noite. Uma vez que a caça é feita, os machos dominantes reivindicam a primeira parte, enquanto as fêmeas e filhotes se alimentam com base na sua hierarquia social.
Reprodução
O acasalamento ocorre durante todo o ano. Os machos atingem a maturidade sexual pelos 5 anos e as fêmeas um pouco antes, pelos 4 anos. A gestação é de 100-120 dias e podem nascer entre 1 e 6 crias. O intervalo entre partos é de 18 a 26 meses.
As crias iniciam a sua alimentação carnívora pelos 3 meses de idade, continuando a mamar até aos 6 meses. Passam 9 meses a aperfeiçoar as técnicas de caça, tornando-se completamente independentes aos 3-4 anos. A taxa de mortalidade infantil é muito elevada. Cerca de 80% das crias morrem até aos 2 anos.
Conservação
Historicamente, o Leão Asiático tinha uma distribuição que variava desde a Grécia, Síria, Irão, Paquistão até à Índia. Atualmente são encontrados apenas na zona de Gir de Gujarat, na Índia, sendo assim uma espécie vulnerável à extinção por eventos imprevisíveis, como uma epidemia ou um grande incêndio florestal. A população de lio dispersa-se fora da área protegida, implicando conflitos com o Homem, o que pode levar à caça furtiva destes animais. Na floresta de Gir, contam-se apenas 350 Leões, sendo apenas 175 adultos maduros.
Pelo facto destes animais estarem restritos a uma pequena zona isolada, torna-se imprescindível à sobrevivência da espécie, que a mesma seja mantida em Zoos com uma população saudável e em crescimento.