Os mais pesquisados:

Lontra Asiática

Aonyx cinereus

A lontra asiática, oriunda do sul do continente asiático, é a mais pequena das 13 espécies de lontras existentes em todo o mundo. É excelente nadadora e utiliza, preferencialmente, as patas para caçar em vez da boca!

Estatuto de conservação

  • Não avaliado
  • Dados insuficientes
  • LC
    Pouco preocupante
  • NT
    Quase ameaçado
  • VU
    Vulnerável
  • EN
    Em perigo
  • CR
    Criticamente em perigo
  • EW
    Extinto na natureza
  • EX
    Extinto

Ajude-nos a proteger esta espécie!

Quero Apadrinhar

    Após preencher o formulário será contactado pela nossa equipa de modo a finalizar o processo de Apadrinhar uma espécie do Zoo.

    Comprimento
    60cm
    Peso
    até 5Kg
    Longevidade
    11 a 16 anos
    Dieta
    Peixe
    Habitat
    Ribeiros com pedras
    Reprodução
    2 crias

    As lontras asiáticas têm pelo castanho-acinzentado escuro na maior parte do corpo e uma coloração mais clara no rosto e no pescoço. As suas garras são extremamente reduzidas e raramente ultrapassam os dedos. As patas são parcialmente palmadas, o que permite mais destreza. Das 13 espécies de Lontras existentes no mundo, são as mais pequenas e as menos aquáticas.

    As lontras asiáticas utilizam os membros anteriores para procurar alimento na vegetação densa ou em buracos. Tratam bastante do seu pelo, e secam-no enrolando-o no chão ou esfregando em rochas e troncos. São boas nadadoras e as patas traseiras e a cauda funcionam como um leme. Ao mergulhar, podem manter-se debaixo de água até 8 minutos. São animais diurnos e comunicam por meio de vocalizações, através do seu odor e também por marcações territoriais de fezes. Podem emitir até 12 tipos de vocalizações. As lontras asiáticas formam casais para toda a vida.

    Em toda a Ásia, a principal ameaça à sobrevivência da espécie é a destruição dos seus habitats para a criação e desenvolvimento comercial e residencial. O aumento do uso de pesticidas nos cursos de água - provenientes das plantações - reduz a qualidade dos habitats existentes. Paralelamente, a diminuição de presas (alimento) é também um importante fator, que torna insustentável os habitats naturais remanescentes.
    A caça furtiva continua a ser muito significativa em muitas partes da Índia e do Sudeste Asiático, sobretudo para a obtenção de peles, representando uma forte ameaça que deve ser objeto de um acompanhamento constante. Outra ameaça registada é o crescente comércio ilegal para uso de lontras asiáticas como animais de estimação. Atualmente, grande parte deste comércio é feito online, o que dificulta ainda mais o seu controlo.

    Outros animais