Lontra Asiática
A Lontra Asiática, oriunda do sul do continente asiático, é a mais pequena das 13 espécies de lontras existentes em todo o mundo. É excelente nadadora e utiliza, preferencialmente, as patas para caçar em vez da boca!
Morfologia
De todas as lontras, são as mais pequenas e as menos aquáticas.
Comportamento
Utilizam os membros anteriores para procurar alimento na vegetação densa ou em buracos. Podem viver em grupos 20 elementos. Preferem águas rasas, com pouca vegetação, onde buscam o seu alimento no meio de pedras, rochas, lodo, etc.
São animais diurnos. Tratam muito do seu pêlo, e secam-no enrolando-o no chão ou esfregando em rochas e troncos. São animais bons nadadores. As patas traseiras e a cauda funcionam como leme, sendo um nadar ondulante. Podem mergulhar e mantêm-se debaixo de água até 8 minutos!
Comunicam através de vocalizações, pelo seu odor e também por marcações territoriais de fezes. Podem emitir até 12 tipos de vocalizações.
Alimentação
Alimentam-se de anfíbios, peixes, moluscos e crustáceos, sendo estes últimos os seus preferidos!
Reprodução
Formam casal para toda a vida. Pode ter 2 crias ou mais por ninhada e podem ter até 6 ninhadas por ano. A gestação é de 65 dias. As crias nascem com apenas 50gr e desdentadas. Desmamam às 14 semanas e ficam com a mãe até nascer uma nova ninhada.