Os mais pesquisados:

Mabeco

Lycaon pictus

Também conhecido como Cão Selvagem Africano, o Mabeco é originário das zonas Sul e Este de África. Caracterizado pelas suas enormes e redondas orelhas, que os ajudam na perda de calor assim como a seguir os membros da matilha, conseguindo ouvir sinais vocais a longa distância.

Estatuto de conservação

  • Não avaliado
  • Dados insuficientes
  • LC
    Pouco preocupante
  • NT
    Quase ameaçado
  • VU
    Vulnerável
  • EN
    Em perigo
  • CR
    Criticamente em perigo
  • EW
    Extinto na natureza
  • EX
    Extinto

Ajude-nos a proteger esta espécie!

Quero Apadrinhar

    Após preencher o formulário será contactado pela nossa equipa de modo a finalizar o processo de Apadrinhar uma espécie do Zoo.

    Comprimento
    76 - 110cm
    Peso
    17 - 36 Kg
    Longevidade
    17 anos
    Dieta
    Ungulados
    Habitat
    Planícies de relva curta e savanas
    Reprodução
    8 - 11 crias

    O Mabeco é um canídeo de grande porte, com pernas longas e finas e grandes orelhas arredondadas. A coloração da sua pelagem é distinta com manchas irregulares em preto, castanho e branco. Cada animal tem uma coloração única – o que ajuda na identificação dos diferentes indivíduos. Estes animais têm quatro dígitos em cada pata, todos com garras. Os machos são maiores do que as fêmeas.

    Os Mabecos são animais muito sociais e formam matilhas de 7-15 elementos adultos. São animais diurnos, no entanto, caçam tanto ao amanhecer como ao anoitecer, evitando outros predadores, como leões e hienas. São considerados territoriais e raramente entram em áreas centrais de outros grupos. Defendem o seu território de forma agressiva, protegendo-o da entrada de outros animais. Têm um sistema complexo de comunicação que inclui vocalizações, bem como pistas olfativas para comunicar dentro da matilha.

    O Mabeco é considerado uma espécie Em Perigo pela IUCN. Estes animais desapareceram de grande parte do território de origem. Atualmente a população estimada é de 6600 adultos em 39 subpopulações, dos quais apenas 1.400 são indivíduos maduros. O tamanho da população de Mabecos continua a diminuir, consequência da fragmentação contínua do seu habitat, do conflito com as atividades humanas e das doenças infeciosas. Desde 2007, o Programa de Conservação de Mabecos e Chitas (RWCP) actua em toda a África com todos os países onde os Mabecos existem na Natureza. O seu objetivo é apoiar, coordenar e implementar projetos, estratégias, conceitos e ideias que promovam diretamente a conservação das populações selvagens destas espécies.

    Outros animais