Os mais pesquisados:

Macaco Aranha de cara preta

Ateles chamek

Nativa da América do Sul, esta espécie de primata caracteriza-se pela sua longa cauda preênsil, sem pelos na extremidade, e que serve de grande auxílio na alimentação ou na deslocação de árvore em árvore!

Estatuto de conservação

  • Não avaliado
  • Dados insuficientes
  • LC
    Pouco preocupante
  • NT
    Quase ameaçado
  • VU
    Vulnerável
  • EN
    Em perigo
  • CR
    Criticamente em perigo
  • EW
    Extinto na natureza
  • EX
    Extinto

Ajude-nos a proteger esta espécie!

Quero Apadrinhar

    Após preencher o formulário será contactado pela nossa equipa de modo a finalizar o processo de Apadrinhar uma espécie do Zoo.

    Comprimento
    60cm
    Altura
    57cm
    Peso
    8kg
    Longevidade
    40 anos
    Dieta
    Frutos e vegetais
    Habitat
    Florestas
    Reprodução
    1 cria

    O macaco aranha possui membros finos e longos. Uma das suas principais características é a cauda preênsil e sem pelos na zona inferior, que funciona como um quinto membro. A cauda é utilizada para se equilibrarem e agarrarem aos ramos das árvores enquanto se deslocam e, muitas vezes, para segurar os alimentos.

    São animais diurnos e arbóreos. Estes primatas têm meios de comunicação muito expressivos, através de expressões faciais e movimentos corporais exuberantes em situações de agressividade, de brincadeira ou dominância. Uma das vocalizações mais comuns é a dos machos adultos, quando comunicam com subgrupos vizinhos e grupos sociais maiores. Têm uma gestação de 7 meses e meio e o parto seguinte apenas ocorre passados 2 a 5 anos.

    Os macacos aranha de cara preta reproduzem-se com pouca frequência, têm apenas uma cria por ninhada e só atingem a maturidade sexual aos 4 anos - fatores que dificultam o aumento da população da espécie. Adicionalmente, as ameaças humanas como a caça e a desflorestação, fazem com que o número de indivíduos em estado selvagem continue a diminuir progressivamente. Um maior controlo ou proibição da caça de macacos aranha no seu habitat natural pode melhorar o estatuto de conservação da espécie, no entanto, é bastante improvável que só esse esforço seja suficiente para recuperar a população na sua totalidade.

    Outros animais