Ophistreptus guineensis

Mil-pés gigante

Esta espécie é frequentemente encontrada em áreas de savana seca do Gana e da Nigéria, com épocas de seca e de chuva distintas e bem definidas.

Image
Características
Comprimento 26cm
Peso 15g
Longevidade 5 a 7anos
Dieta Fruta e vegetais
Estatuto de Conservação - Lista Vermelha IUCN
Não avaliado
Informação insuficiente
Pouco preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta

Para mais informações sobre estatutos de conservação consulte:
www.iucnredlist.org

01

Morfologia

Têm um corpo cilíndrico formado por numerosos segmentos. O corpo, as pernas e as antenas apresentam uma cor gradiente entre o vermelho e o castanho chocolate. Embora o nome milípede signifique “mil pés”, este artrópode tem cerca de 400 patas. Os milípedes têm 4 patas por segmento.


02

Comportamento

Este animal torna-se mais ativo na procura de alimento durante a noite, quando a luminosidade é menor. O Mil-pés gigante tem uma estratégia de defesa bastante caraterística, sendo que quando se sente ameaçado enrola-se numa espiral apertada, expondo apenas o exoesqueleto.


03

Reprodução

Os machos podem ser facilmente identificados uma vez que as patas do sétimo segmento são substituídas por gonópodes (apêndice modificado para a cópula). Durante o acasalamento o par permanece unido durante longos períodos. As crias permanecem com os adultos e alimentam-se frequentemente das suas fezes, fornecendo-lhes as tão necessárias bactérias nelas contidas.

Outros Invertebrados


Outros animais