Muntjac indiano
O Muntjac Indiano habita em florestas tropicais, áreas com vegetação densa, assim como zonas montanhosas, zonas com erva rasteira e savanas.
- Comprimento Corpo: 89 a 135cm / Cauda: 13 a 23 cm
- Altura 50 a 75cm
- Peso 15 a 35kg
- Longevidade 18 anos
- Dieta Ervas e ovos
- Habitat Floresta Tropical
- Reprodução 1 cria
Para mais informações sobre estatutos de conservação consulte:
www.iucnredlist.org
Morfologia
Uma marca distintiva do Muntjac Indiano é a existência de duas saliências ósseas na sua cabeça, formando a base das suas pequenas hastes, que se prolongam para a face. As fêmeas apresentam apenas pequenas saliências com tufos de pelo. Possuem caninos curvados para o exterior da boca e o tom do pelo é dourado na zona dorsal e branco na zona ventral. Os machos são maiores do que as fêmeas.
Comportamento
Apesar de por vezes andarem em pares ou pequenos grupos, os Muntjac Indianos adultos são solitários. Quando pressentem o perigo, emitem sons semelhantes ao ladrar de um cão, muitas vezes por mais de uma hora, para afugentarem os predadores. Assustam-se muito facilmente com qualquer movimento. São animais diurnos e extremamente territoriais. Os machos lutam pelas fêmeas utilizando as suas hastes ou os seus caninos, que são mais perigosos.
Conservação
O Muntjac Indiano é amplamente caçado em toda a sua área de distribuição, sendo a carne selvagem mais procurada na Malásia Peninsular e estando entre as preferidas na Indonésia. No entanto, não há indícios de que a caça ou a perturbação do habitat sejam ameaças reais à sobrevivência desta espécie, exceto em Singapura, onde está atualmente extinta. Em áreas onde habitam muitos indivíduos, existe uma grande destruição de árvores, uma vez que os Muntjacs arrancam a sua casca. Este fator, por sua vez, pode levar à perda de fontes de alimento, bem como à perda de madeira que poderia ser usada para fornecer abrigo.