Niala
Esta espécie magnífica apresenta dimorfismo sexual acentuado, sendo que os machos são muito maiores e de cor diferente das fêmeas.
Morfologia
As fêmeas e as crias são geralmente de cor castanha-avermelhada, e os machos adultos são apresentam uma coloração acinzentada. Os machos e as fêmeas têm uma crista dorsal de cabelo longo que se estende desde a parte de trás da cabeça até a base da cauda, e os machos têm franjas de pelos longos em torno do pescoço, e ventralmente desde a garganta até aos quartos traseiros. Possuem também algumas listas verticais e manchas brancas, padrão que varia de individuo para individuo.
Comportamento
Vivem em grupos, geralmente de 2 a 30 indivíduos. Esta espécie não é territorial. Os machos adultos lutam pelo acasalamento com uma fêmea no cio. Um macho exibe-se ao outro levantando a crista dorsal de cabelo branco, erguendo a cabeça e a cauda. Se ocorrer agressão, podem ser violentos e até mesmo causarem a morte ao oponente. Para demonstrar sua força também escavam o solo com os seus chifres. Geralmente, é o maior dos dois machos que é o vencedor e, posteriormente acasala com a fêmea. A Niala não tem glândulas odoríferas específicas, nem mesmo as glândulas usuais, que a maioria dos antílopes possuem sob os seus olhos. Portanto, dependem de visão e som para comunicação.
Alimentação
Comem folhas, galhos, flores e frutos de muitas espécies diferentes de plantas. Durante a estação chuvosa comem principalmente erva verde fresca. Bebem água diariamente quando está disponível, mas conseguem sobreviver em áreas onde a água só está disponível sazonalmente.
Reprodução
Reproduzem-se em qualquer época do ano, mas há um pico de reprodução na Primavera. Os machos cortejam as fêmeas durante dois dias, mas as fêmeas são recetivas ao acasalamento apenas 6 horas no final de cada cio. Isto assegura à fêmea que escolheu o melhor parceiro para se reproduzir. O macho testa a condição reprodutiva de uma fêmea colocando o focinho entre as pernas para cheirar. A gestação dura 7 meses, nascendo uma única cria de 5 kg. A cria permanece escondida por 18 dias, durante os quais a progenitora periodicamente a limpa e nutre.