Os mais pesquisados:

Panda Vermelho

Ailurus fulgens

Pequeno mamífero avermelhado, que adora andar no cimo das árvores, passando a maior parte do dia a descansar.

Estatuto de conservação

  • Não avaliado
  • Dados insuficientes
  • LC
    Pouco preocupante
  • NT
    Quase ameaçado
  • VU
    Vulnerável
  • EN
    Em perigo
  • CR
    Criticamente em perigo
  • EW
    Extinto na natureza
  • EX
    Extinto

Ajude-nos a proteger esta espécie!

Quero Apadrinhar

    Após preencher o formulário será contactado pela nossa equipa de modo a finalizar o processo de Apadrinhar uma espécie do Zoo.

    Comprimento
    56 a 60cm
    Peso
    3.7 a 6.2kg
    Longevidade
    12 anos
    Dieta
    Bambu, bagas e ovos
    Habitat
    Montanha Himalaia
    Reprodução
    1 a 4 crias

    Os pandas vermelhos são conhecidos pelas suas caudas peludas e longas (de 40cm), marcadas por anéis alternados entre vermelho e amarelo. A cabeça é redonda, o rosto é curto e as orelhas são grandes, eretas e pontiagudas. Apresentam pelos longos e grosseiros em todo o corpo e o subpêlo é macio, denso e lanoso. O rosto é branco, com marcas de "lágrima" castanho-avermelhada sob os olhos.

    Os pandas vermelhos são solitários e a sua atividade é crepuscular e noturna. São animais arborícolas e, por isso, dormem em ninhos em zonas altas das árvores, utilizando a cauda para balançar. A locomoção no solo é feita em marcha lenta e, quando se movem, a cauda adota uma posição esticada e horizontal. Estes animais lambem todo o corpo e membros, lavam o rosto com a pata e esticam ou esfregam as costas contra um objeto fixo, como uma árvore ou uma rocha.
    Quando se sentem ameaçados, os pandas vermelhos sobem para uma árvore ou atacam com as suas garras semi-retráteis.

    A época de acasalamento ocorre no início do Inverno e nos restantes meses do ano raramente interagem uns com os outros. O período de gestação é de aproximadamente de 134 dias.

    A população global de pandas vermelhos diminuiu cerca de 50% nos últimos 20 anos, estimando-se que possam existir apenas 2500 indivíduos na natureza. As principais ameaças à sobrevivência desta espécie são a perda, degradação e fragmentação do seu habitat, consequência da exploração humana e de alterações climáticas. A caça furtiva e o comércio destes animais (para uso das peles e outras partes do seu corpo) são outro grande fator de ameaça. As peles de panda vermelho são usadas para o fabrico de chapéus e as suas caudas para espanadores.

    Outros animais