Os mais pesquisados:

Papagaio-cinzento

Psittacus erithacus

Os papagaios-cinzentos comunicam através de várias vocalizações agudas e fazem especialmente ruído quando regressam ao ninho na árvore para pernoitar.

Estatuto de conservação

  • Não avaliado
  • Dados insuficientes
  • LC
    Pouco preocupante
  • NT
    Quase ameaçado
  • VU
    Vulnerável
  • EN
    Em perigo
  • CR
    Criticamente em perigo
  • EW
    Extinto na natureza
  • EX
    Extinto

Ajude-nos a proteger esta espécie!

Quero Apadrinhar

    Após preencher o formulário será contactado pela nossa equipa de modo a finalizar o processo de Apadrinhar uma espécie do Zoo.

    Comprimento
    28 a 39cm
    Peso
    400 a 500g
    Longevidade
    50 anos
    Dieta
    Sementes e frutos
    Habitat
    Floresta tropical
    Reprodução
    2 a 3 ovos

    O papagaio-cinzento não apresenta dimorfismo sexual evidente. A plumagem é cinzenta no dorso e nas asas e as penas primárias das asas são negras-acinzentadas. A cabeça é clara e tem olhos amarelos. A cauda é curta e tem uma tonalidade vermelha viva. A parte superior do bico preto é serrilhada para melhorar a aderência aos frutos secos e às sementes.

    Estes papagaios voam aos pares ou podem formar bandos com centenas de indivíduos. Alimentam-se em grupos com menos de cerca de 30 indivíduos. É uma espécie monogâmica, que forma um casal para a vida. A procura de parceiro começa entre os 3 e os 5 anos de idade. Estão constantemente atentos à presença de predadores e voam ao mais pequeno sinal de perigo. Comunicam através de várias vocalizações agudas e fazem mais ruído quando regressam ao ninho na árvore para pernoitar.

    Devido à sua inteligência e à capacidade de reproduzir a fala humana, o papagaio-cinzento tornou-se um animal de estimação popular em todo o mundo e é uma das aves exóticas mais procuradas no comércio internacional. Estima-se que centenas de milhares de indivíduos tenham sido capturados para comércio. Devido ao elevado fluxo comercial da espécie e ao declínio da população, em 2017, a espécie passou a estar listada no apêndice I da CITES, de forma a regular a comercialização da mesma. Outra ameaça para o papagaio-cinzento é a perda de habitat, uma vez que as árvores grandes e altas onde preferem nidificar (fazer o ninho) são alvo de madeireiros.

    Outros animais