Os mais pesquisados:

Pombo-de-Nicobar

Caloenas nicobarica

Esta espécie prefere ilhéus desabitados e remotos com muita vegetação, embora estes devam estar suficientemente próximos de grandes áreas de floresta tropical de planície, que necessitam para obtenção do alimento.

Estatuto de conservação

  • Não avaliado
  • Dados insuficientes
  • LC
    Pouco preocupante
  • NT
    Quase ameaçado
  • VU
    Vulnerável
  • EN
    Em perigo
  • CR
    Criticamente em perigo
  • EW
    Extinto na natureza
  • EX
    Extinto

Ajude-nos a proteger esta espécie!

Quero Apadrinhar

    Após preencher o formulário será contactado pela nossa equipa de modo a finalizar o processo de Apadrinhar uma espécie do Zoo.

    Comprimento
    32 a 35cm
    Peso
    Macho: 460-525g Fêmea: 490-600g
    Longevidade
    8 a 12 anos
    Dieta
    Sementes, fruta e, por vezes, invertebrados
    Habitat
    Floresta tropical e matagal
    Reprodução
    1 ovo

    As penas da cabeça e do pescoço são negro-acinzentadas e, a partir daí, um conjunto de penas finas alongam-se pelo corpo. A plumagem do manto é verde-escura metalizada e do restante corpo verde-azulada. A sua cauda é branca e extremamente curta, o que a torna difícil de ver. Possui um bico negro com carúncula larga e patas com uma tonalidade púrpura-avermelhada com unhas amarelas.

    Esta ave reproduz-se muitas vezes em colónias densas, em ilhas extremamente pequenas e arborizadas e procura o alimento nesse local ou em áreas adjacentes. Prefere ilhéus desabitados e remotos com muita vegetação, embora estes devam estar suficientemente próximos de grandes áreas de floresta tropical de planície, que necessitam para obtenção do alimento. Nidifica em árvores e arbustos, tendo apenas 1 cria após cerca de 30 dias de incubação. A cria permanece no ninho por mais de um mês.

    Desconhece-se o número de indivíduos na natureza, contudo, a população apresenta uma tendência decrescente. Uma grande ameaça aos indivíduos desta espécie em estado selvagem foi a introdução de gatos e ratos nas ilhas onde se reproduzem. Por esse motivo, uma das medidas de proteção passa por erradicar gatos, ratos e outros predadores não nativos das ilhas onde os pombos-de-nicobar habitam, sobretudo nos seus locais de reprodução. Outras ameaças da espécie são a destruição do habitat para agricultura e a sua caça e captura para o comércio de aves exóticas.

    Outros animais