Os mais pesquisados:

Porco-espinho-do-cabo

Hystrix africaeaustralis

O porco-espinho-do-cabo distribui-se desde o norte do Quénia até África do Sul. É possível encontrá-los em diversos tipos de habitat, como savana, estepes, desertos semiáridos ou florestas tropicais de baixa altitude.

Estatuto de conservação

  • Não avaliado
  • Dados insuficientes
  • LC
    Pouco preocupante
  • NT
    Quase ameaçado
  • VU
    Vulnerável
  • EN
    Em perigo
  • CR
    Criticamente em perigo
  • EW
    Extinto na natureza
  • EX
    Extinto

Ajude-nos a proteger esta espécie!

Quero Apadrinhar

    Após preencher o formulário será contactado pela nossa equipa de modo a finalizar o processo de Apadrinhar uma espécie do Zoo.

    Comprimento
    50 a 70cm
    Peso
    até 30kg
    Longevidade
    15 anos
    Dieta
    Raízes, tubérculos, folhas e fruta
    Habitat
    Savana, estepes, desertos semiáridos
    Reprodução
    1 a 3 crias

    O porco-espinho-do-cabo é o maior roedor de África do Sul. Tem o corpo coberto de pelo liso e eriçado, e na parte posterior das costas possui espinhos que lhe proporciona uma proteção altamente eficaz contra os seus predadores. Estes espinhos podem chegar aos 50 cm de comprimento. Em média, as fêmeas são 1kg mais pesadas do que os machos.

    Têm atividade crepuscular e noturna. São animais solitários, podendo formar pequenos grupos. Fazem tocas no subsolo onde procriam e se defendem dos predadores. Quando se sentem ameaçados, erguem e abanam os espinhos para parecerem maiores. Se mesmo assim a ameaça se aproximar, eles viram-se de costas e tentam atingir a mesma com os espinhos. Após perderem alguns espinhos, estes voltaram a nascer rapidamente.

    Devido à sua anatomia perigosa, é a fêmea que inicia a cópula, apresentando-se ao macho. São monogâmicos e reproduzem-se uma vez por ano. A gestação dura cerca de 3 meses e nascem, no máximo, 3 crias. As crias nascem com cerca de 331g e relativamente bem desenvolvidas, com os olhos abertos e com pequenos espinhos, que vão endurecendo ao longo das primeiras semanas.

    Os porcos-espinho-do-cabo são bastante comuns em toda a sua área de distribuição e a tendência populacional encontra-se estável. No entanto, a sua maior ameaça é a caça furtiva, uma vez que os agricultores tendem a considerar a espécie uma praga devido à destruição dos campos de cultivo.

    Outros animais