Rinoceronte Branco Sul Africano
Esta espécie ocorre maioritariamente na África do Sul, no Zimbabué e no Quénia. Encontra-se Quase Ameaçada, segundo o IUCN, devido à contínua e crescente caça furtiva e à alta procura clandestina do chifre destes grandes mamíferos.
Morfologia
O rinoceronte branco, também é conhecido como rinoceronte sul-africano branco.
Estes rinocerontes são cinzentos e quase que não possuem pelo. Apresentam pelo apenas nas orelhas, na ponta da cauda e pestanas.
O animal mantém-se sempre com a cabeça baixa, excepto quando se sente ameaçado ou em alerta, que levanta a cabeça.
O rinoceronte branco apresenta um grande lábio superior e uma pequena elevação atrás do pescoço. Os pés têm 3 dedos e uma sola fofa e elástica.
Quanto aos seus sentidos, o rinoceronte branco tem como o olfacto o seu sentido número 1! Ouve muito bem, a não ser que existam mais barulhos à volta. A visão é pobre, conseguem captar formas em movimento até 25 metros de distância.
Comportamento
Os Rinocerontes Brancos alimentam-se e descansam durante ao longo das 24 horas do dia. Descansam nas horas mais quentes dos dias. Sempre que sentem calor, mergulham em bacias de lama, de forma a refrescar e a afugentar os parasitas da sua pele.
Podem atingir a velocidade de 50km/h.
São animais sendentários, semi-sociais e territoriais.
Alimentação
São grandes animais herbívoros, consumindo grandes quantidades de erva curta. A dieta baseia-se em grandes quantidades de fibra e baixa concentração em proteína. Estes animais podem aguentar até 4 ou 5 dias sem beber.
Reprodução
Atingem a maturidade sexual entre 3-6 anos.
Reproduzem-se especialmente em Julho a Setembro e entre Dezembro e Janeiro. Apresentam um intervalo entre partos entre 2 a 4 anos.
As crias põem-se de pé passados 15 minutos de nascer, mamam até 24 horas do seu nascimento e começam a pastar aos 2 meses de idade, deixando de mamar com 1 ano.