Saguinus imperator

Saguim Imperador

Este pequeno primata de longo bigode, habita em áreas pequenas de floresta tropical com baixa altitude. Prefere margens da floresta amazónica com crescimento denso, em regiões onde ocorrem inundações sazonais.

Image Image Image Image
01

Morfologia

A característica mais distintiva do saguim-imperador é o seu longo bigode branco até ao peito. O corpo é castanho e cinzento, com uma mistura de pêlo amarelo no dorso e cor de ferrugem no peito e a cauda laranja-avermelhada. Possui as patas anteriores e posteriores de cor preta.
Este animal possui unhas semelhantes a garras em todos os dedos excepto nos polegares, que possuem unhas achatadas.


02

Comportamento

O Saguim Imperador é um animal diurno e arbóreo, passando a maior parte do seu tempo nas árvores. Durante a noite o grupo repousa em conjunto, em árvores grandes isoladas. Geralmente vive em grupos de 2 a 8 indivíduos, podendo ir até 15 membros, compostos por vários machos e fêmeas.
Esta espécie é altamente territorial e os adultos de ambos os sexos patrulham o seu território e marcam os seus limites, através de marcações odoríferas provenientes de glândulas existentes no seu peito e órgãos genitais.
Movimentam-se de forma quadrúpede pelo solo da floresta, e são capazes de saltar entre ramos. Emitem vocalizações de intensidade elevada para anunciarem a sua presença, particularmente perto dos limites do seu território.


03

Alimentação

A dieta do Saguim Imperador consiste em frutos, flores, néctar, seiva das árvores, invertebrados, tais como borboletas, aranhas e formigas e também pequenos vertebrados como lagartos, rãs-arborícolas, e ovos de aves. Esta espécie obtém a maior parte das proteínas que assimila através dos invertebrados de que se alimenta.
Durante a estação húmida alimenta-se maioritariamente de frutos, assim como uma proporção muito pequena de néctar, seiva e cogumelos (fungos). Durante a estação seca, o néctar torna-se a componente mais importante da sua dieta, assim como frutos e uma pequena quantidade de flores, seiva, formigas, caracóis e larvas de insectos.

Outros Mamíferos


Outros animais