O seu corpo é castanho-escuro, tem os joelhos vermelhos e possui pelos urticantes espalhados por todo o corpo. Tal como outros artrópodes, a tarântula de joelhos vermelhos tem de perder a pele para poder crescer, uma vez que o seu exoesqueleto não tem elasticidade.
Comportamento
É uma tarântula pouco agressiva que prefere evitar conflitos com intrusos, afastando-se quando se sente incomodada. No caso de um animal se aproximar demais, a tarântula lança os seus pelos urticantes contra a ameaça, causando irritação nos olhos e na garganta.
Reprodução
O ritual de acasalamento começa com um bater de patas no solo, depois dá-se a cópula e, a seguir, o macho foge para evitar ser capturado pela fêmea. A fêmea produz um saco onde deposita até 1000 ovos.
Conservação
As tarântulas de joelhos vermelhos são objeto de caça furtiva para serem comercializadas como animais de estimação. Estudos recentes revelam também que estão ameaçadas pela perda de habitat, sobretudo devido ao desenvolvimento urbano. A crescente construção de estradas constitui um obstáculo mortal e está a contribuir para a fragmentação da população desta espécie.