Zebra das Planícies
Parentes do cavalos, as Zebras agrupam-se em grandes grupos. As suas listras criam grande confusão aos olhos dos seus predadores, tornando-se difíceis de perseguir!
- Comprimento 2,17 - 2,46 m
- Peso 175 - 385Kg
- Longevidade 40 anos
- Dieta Erva
- Habitat Savana
- Reprodução 1 cria
Para mais informações sobre estatutos de conservação consulte:
www.iucnredlist.org
Morfologia
As suas distintas riscas pretas e brancas tornam a Zebra das Planícies facilmente reconhecível. As riscas verticais tornam-se em horizontais à medida que se aproximam da garupa do animal. A crina é curta e espetada. Cada padrão é único, funcionando como identidade individual de cada animal.
A cauda da Zebra das Planícies é curta e termina num tufo de pelos pretos.
Comportamento
As Zebras são animais muito sociais que vivem em grupos familiares grandes e permanentes, tendo o grupo um macho dominante. As relações entre as diferentes manadas são cordiais e os machos têm rituais de conhecimento e aceitação. Quando se conhecem, os machos mantêm as suas orelhas levantadas e cheiram os outros animais, especialmente o pescoço, flancos e cauda. A Zebra arranca a erva com a ajuda do lábio superior e os incisivos inferiores. São animais bem equipados com grandes molares e são capazes de processar o material das plantas mais resistente.
Conservação
As Zebra das Planícies estão difundidas por toda a África. No entanto, houve um declínio populacional em 10 dos 17 estados, desde as avaliações da Lista Vermelha da IUCN, de 1992 e 2002. Em muitos países, as Zebras são encontradas apenas em áreas protegidas. A população de Zebras das Planícies é estimada em 500 mil animais, totalizando apenas 150 a 250 mil indivíduos maduros. Estes animais estão ameaçados pela caça, especialmente quando se movem para fora de zonas protegidas. A caça pelas suas peles ocorre, particularmente, na África Oriental.