Lémure Vermelho
Este simpático mamífero de cor avermelhada é um animal muito sociável e existente unicamente na ilha de Madagáscar.
Morfologia
O Lémure Vermelho apresenta um pelo espesso, macio e longo. A maior parte da zona dorsal do seu corpo tem um tom vermelho enferrujado. Apresenta uma banda branca na parte de trás do pescoço e pode igualmente apresentar pequenas bandas brancas nos calcanhares, dígitos, membros posteriores, nariz e orelhas. A zona ventral e extremidades do seu corpo, a cauda, a face e zona superior da cabeça apresentam cor preta.
Comportamento
Esta espécie é sociável, vivendo em pequenos grupos familiares que podem ir desde os 2 aos 16 indivíduos, incluindo o macho e fêmea adultos e a sua descendência, sendo as fêmeas dominantes.
É um animal arbóreo, estando ativo predominantemente ao crepúsculo e de noite. O Lémure-vermelho defende o seu território de uma forma agressiva, utilizando frequentemente vocalizações de alarme.
Alimentação
Esta espécie alimenta-se essencialmente de fruta, suplementando a sua dieta com folhas, rebentos, néctar das flores e sementes.
Reprodução
O Lémure Vermelho acasala sazonalmente, entre Maio e Julho, nascendo as crias no início da estação húmida, pois dessa forma desenvolvem-se durante um período no qual existe alimento abundante. As fêmeas têm normalmente 2 a 3 crias, após uma gestação de 102 dias, no entanto podem ter até 6 crias, colocando-as num ninho feito com galhos, folhas e musgo. Estas nascem com o corpo coberto por pelo e com os olhos já abertos mas mesmo assim são ainda muito indefesas. A progenitora muda a localização do ninho regularmente, transportando as crias na sua boca. Estas permanecem no ninho por várias semanas. Os juvenis atingem a maturidade sexual aos 2 anos de idade.