Macaco Aranha
Nativa da América do Sul, esta espécie de primata caracteriza-se pela sua longa cauda preênsil, sem pelos na extremidade, e que serve de grande auxílio na alimentação ou na deslocação de árvore em árvore!
Morfologia
O Macaco-Aranha-de-Cara-Preta deve o seu nome ao facto de possuir membros finos e longos, possuindo igualmente uma cauda preênsil sem pelos na zona inferior, que funciona como um quinto membro, utilizando-a para se equilibrar e agarrar os ramos da canópia enquanto se desloca e muitas vezes também para segurar os alimentos. Na zona inferior da extremidade da cauda, a pele possui um padrão distinto de linhas, que funcionam como uma impressão digital e é funcionalmente importante pois ajuda a cauda a aderir às superfícies, muito como os dedos de uma mão.
Apresenta um pêlo preto longo e brilhante, que cobre todo o seu corpo, excepto a sua face, que é igualmente de cor preta, tal como o seu nome indica.
O macaco-aranha-de-cara-preta é a maior espécie de entre todas as espécies de macacos-aranha. Os machos e as fêmeas apresentam dimorfismo sexual, com os machos sendo mais robustos que as fêmeas.
Esta espécie não tem polegar, apresentando apenas quatro dedos em cada mão.
Comportamento
São animais diurnos e arbóreos. Os grupos são normalmente compostos por 15 fêmeas adultas, 5 machos adultos e vários subadultos e juvenis, sendo a fêmea dominante a que lidera o grupo na procura de alimentos. Os machos acasalam com múltiplas fêmeas e o acasalamento ocorre ao acaso, sem nenhuma dominância hierárquica.
Os membros anteriores são utilizados em movimentos braquiais que alternam com a suspensão pela cauda enquanto se movimentam nas florestas. No solo, as suas deslocações são efectuadas de forma quadrúpede.
Estes primatas têm formas de comunicação muito expressivas e complexas, manifestando-se com expressões faciais e movimentos corporais exuberantes em situações de agressividade, de brincadeira ou dominância. Uma das vocalizações mais comuns do macaco-aranha-de-cara-preta é a dos machos adultos, quando comunicam com subgrupos vizinhos e grupos sociais maiores. Durante o contacto com animais não familiares ou nos limites dos seus territórios, os animais podem exibir comportamentos agonísticos que incluem o abanar da cabeça, o coçar dos braços e do peito, a erecção do pelo e o abanar de ramos das árvores, tudo acompanhado por defecação.
Alimentação
É uma espécie essencialmente frugívora, explorando a zona da canópia das árvores. Apesar da sua dependência de frutos, que são a base principal da sua dieta, o macaco-aranha suplementa-a durante períodos de escassez com outros alimentos tais como flores, folhas, raízes, bolbos, mel, insectos e até mesmo ovos de aves.
Reprodução
Apresenta longos períodos de gestação, intervalos entre nascimentos mais longos quando comparados com outros primatas de tamanho semelhante, um grande período de dependência da progenitora e atinge a maturidade sexual a uma idade mais avançada.
Esta espécie tem normalmente apenas uma cria após uma gestação de 7,5 meses e o parto seguinte apenas ocorre passados 2 a 5 anos. O desmame dos juvenis ocorre passados 12 a 15 meses, embora só atinjam a sua independência com 17 meses de idade. As progenitoras continuam a tomar conta dos juvenis durante o primeiro ano, movendo-se frequentemente com eles seguros nas suas costas. Os juvenis atingem a maturidade sexual com 3 a 4 anos.