Python reticulatus

Piton Reticulada

Maior cobra do género Python e uma das maiores do mundo pode chegar atingir os 11m.

Image Image Image
01

Morfologia

Possuem uma coloração ligeiramente amarelada e castanha sobre a parte dorsal do corpo. Ostentam padrão na pele com desenhos geométricos complexos e uma série de silhuetas em diamante no dorso. A fêmea tende a ser maior e mais pesada do que o macho.


02

Comportamento

É um animal arbóreo e territorial e é facilmente encontrado em cursos de água ou perto deles, permitindo-lhes um melhor movimento devido ao seu comprimento. Como todos os répteis, a piton reticulada efetua a muda da pele sempre que o seu corpo cresce e nem sequer ouvem e veem bem! Devido à ausência de ouvidos, as pitons, para comunicarem entre si, usam movimentos físicos.
As vibrações são usadas para iniciar o acasalamento ou avisar outras pitons de um possível domínio territorial.
Embora a píton reticulado possua cavidades nasais, o olfato é conduzido pelo uso da língua bifurcada para lançar partículas de ar em direção ao "órgão vomeronasal".


03

Alimentação

Possuem uma dieta carnívora, alimentando-se de pássaros, mamíferos e até répteis.


04

Reprodução

Entre Setembro e Março a fêmea deposita entre 25 a 80 ovos que são incubados durante cerca de 85 dias. Permanecem enrolas em cima dos ovos em incubação para fornecer calor para a boa incubação dos seus ovos.
A temperatura necessária para a gestação e sobrevivência adequadas deve estar entre 24 °C e 34 °C, com grandes quantidades de humidade presentes.

Other Reptiles


Other animals