Rusa alfredi

Veado das Filipinas

É uma das espécies de mamíferos globalmente mais raras. Protegida pelas Leis Filipinas, esta é a maior espécie endémica das ilhas Visayan.

Image Image Image Image
01

Morfologia

Esta espécie apresenta um porte pequeno e pernas curtas. Distingue-se facilmente dos restantes veados existentes nas Filipinas através do padrão distinto de manchas ovais de cor bege dispersas pelo dorso e zonas laterais de tom castanho-escuro. O ventre apresenta um tom creme com pêlo branco no queixo, lábio inferior e no interior das orelhas, contrastando de forma acentuada com a face e o pescoço de tom castanho-escuro. A cabeça possui um tom mais claro de castanho que o corpo e os olhos encontram-se rodeados por um anel de pêlo de tom mais pálido. A cauda apresenta cor branca na zona inferior.
Como é comum na maioria dos cervídeos, apenas os machos possuem hastes, que são relativamente curtas, irregulares e robustos com cerca de 20 cm de comprimento. Os machos também podem distinguir-se das fêmeas devido ao tamanho muito maior que apresentam.


02

Comportamento

Presume-se que o veado-das-Filipinas seja maioritariamente nocturno, saindo ao pôr-do-sol para se alimentar. É um animal social, frequentemente encontrado em pequenos grupos de menos que oito indivíduos.


03

Alimentação

É um animal herbívoro, que se alimenta de uma variedade de diferentes tipos de erva rasteira, folhas e rebentos.


04

Reprodução

A época de reprodução desta espécie ocorre normalmente entre Novembro e Dezembro, durante a qual os machos produzem um chamamento distinto semelhante a um bramido. Após uma gestação de cerca de oito meses, as crias nascem entre Maio e Junho, já com manchas dispersas pelo seu corpo. Estas tornam-se independentes com seis meses, atingem a maturidade sexual com um ano de idade e é nesta altura que começam a nascer as hastes dos machos.

Other Mammals


Other animals