Os mais pesquisados:

Búfalo Aquático Asiático

Bubalus bubalis

Este grande herbívoro pertencente à família dos bovinos e adora água, passando grande parte do dia a mergulhar nas águas lamacentas para se refrescar e, também, para impedir as picadas dos mosquitos. São animais bastante sociais.

Estatuto de conservação

  • Não avaliado
  • Dados insuficientes
  • LC
    Pouco preocupante
  • NT
    Quase ameaçado
  • VU
    Vulnerável
  • EN
    Em perigo
  • CR
    Criticamente em perigo
  • EW
    Extinto na natureza
  • EX
    Extinto

Ajude-nos a proteger esta espécie!

Quero Apadrinhar

    Após preencher o formulário será contactado pela nossa equipa de modo a finalizar o processo de Apadrinhar uma espécie do Zoo.

    Comprimento
    2,5m
    Altura
    1,7m
    Peso
    1000Kg
    Longevidade
    29 anos
    Dieta
    Ervas, frutas, cascas e plantas aquáticas
    Habitat
    Áreas ribeirinhas, prados e florestas baixas
    Reprodução
    1 cria

    Esta espécie é doméstica e é utilizada como gado. A face é longa e estreita, com orelhas bastante pequenas e chifres. Os chifres têm 2 metros. As pernas são grandes e compridas com articulações flexíveis adaptadas para caminhar sobre superfícies enlameadas.
    São animais que quase não tem pelos e a sua cor do corpo varia de um cinza escuro a castanho escuro e preto.

    Os Búfalos Aquáticos são animais sociáveis e vivem em grupos até 30 indivíduos. Durante o dia costumam esfregar-se na lama, dormir na relva em áreas de sombra ou submergir-se em água apenas com as narinas e os olhos expostos. A lama na pele protege-os do calor e dos insetos. Têm um alcance de território de 1.000 ha, preferindo zonas floresta densa durante o dia para pastar.

    O período de gestação é de 324 dias, que é o mais longo dos bovinos. Normalmente nasce uma cria e raramente duas, e nascem com 35-40 kg e são vermelhos a castanho amarelado.

    O Búfalo Aquático Doméstico não está ameaçado nem está listado na CITES.

    Em contrapartida, a espécie selvagem - Bubalus arnee - encontra-se ameaçada e a sua população nativa é inferior a 4.000 indivíduos, devido à perda de diversidade genética devido à hibridização com búfalos domésticos, bem como devido à caça e doenças provenientes de animais domésticos. A maioria das populações conhecidas vivem em áreas protegidas. Está legalmente protegido no Butão, Índia, Nepal e Tailândia. Na Índia e no Nepal, foram desenvolvidos Planos de Ação de Conservação para recuperar o Búfalo Aquático Selvagem.

    Outros animais