Novidades
Cria de Hipopótamo-Pigmeu em risco de extinção nasce no Zoo Santo Inácio
O Zoo Santo Inácio volta a ser presenteado com o nascimento de um hipopótamo-pigmeu (Choeropsis liberiensis), que se encontra classificado como “Em Perigo” pelo IUCN, estimando-se que existam menos de 2500 indivíduos desta espécie em todo o mundo.
Após 188 dias de gestação, a cria do sexo masculino nasceu a 13 de fevereiro, com um peso aproximado de 7.4 kg e, passado um mês, já pesava 18kg. Filho de Romina e Kibwana, o novo elemento da família chama-se Roki e, durante cerca de 5 meses, esteve na sua recolha interior (não visível ao público), para receber os cuidados maternais exigidos nos primeiros meses de vida, assim como também adaptar-se à vida na água.
A espécie de hipopótamo-pigmeu está inserida no Programa Europeu de Preservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (EEP) da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), pelo que o nascimento desta cria do sexo masculino se revela fundamental para a continuidade e conservação da espécie à escala global, considerando que apenas um em cada dez nascimentos resultam em machos.
Esta é a quarta cria deste casal reprodutor, desempenhando um papel muito importante no Programa EEP.