Novidades

Março 25, 2025

Zoo Santo Inácio: De Quinta ao Zoo

O Zoo Santo Inácio tem uma missão muito especial: proteger a vida selvagem e sensibilizar a comunidade para a conservação da natureza. Mas sabia que este espaço começou por ser a Quinta de Santo Inácio? 

Como tudo começou
A história do Zoo Santo Inácio começou em 2000, quando um apaixonado pela natureza, Roberto Guedes, decidiu criar um espaço onde os animais selvagens pudessem viver em condições semelhantes ao seu habitat natural e onde as pessoas pudessem conhecê-los e aprender sobre eles. Antes de ser o Zoo que conhecemos nos dias de hoje, este espaço chamava-se Quinta de Santo Inácio, um parque rodeado de natureza, criado para acolher espécies de todo o mundo.

Desde então, o zoológico cresceu, e hoje tem mais de 700 animais de 150 espécies diferentes. Mas o objetivo principal nunca mudou nestes 25 anos de existência: proteger os animais e educar todos os visitantes  para a importância da conservação da biodiversidade.

O Papel do Zoo na Conservação da Natureza
Para além de ser um local onde as pessoas podem observar e conhecer os animais de perto, o Zoo Santo Inácio tem um papel muito importante na proteção de espécies ameaçadas: a participação em Programas Europeus de Reprodução de Espécies Ameaçadas (EEP), que ajudam a manter populações saudáveis de animais que correm risco de extinção, e o apoio direto a associações que preservam as espécies animais nos locais de origem.

Algumas das espécies que fazem parte destes programas são os leões asiáticos, as gazela dama, os tigres-da-sibéria, os pinguins-de-humboldt e os hipopótamos-pigmeu. Estes projetos são essenciais para garantir que estas espécies se reproduzam, criando linhagens geneticamente puras para que tenham um futuro na natureza.

Educação Ambiental: Ensinar para Proteger
Outra grande missão do Zoo Santo Inácio é a Educação na Conservação – objetivo presente desde a criação do parque, ainda Quinta de Santo Inácio. O Zoo promove várias atividades, com especial destaque para os programas pedagógicos lecionados em contexto de visita escolar, onde os participantes aprendem mais sobre as espécies e as suas características, bem como  as principais ameaças que os animais enfrentam na natureza. Sendo o  impacto das ações humanas na biodiversidade um dos maiores problemas que o nosso planeta enfrenta, o Zoo dá especial destaque à mensagem de que a mudança de hábitos é um papel que todos nós podemos assumir, mesmo os mais pequenos. 

Inovação e Expansão
Ao longo dos anos, o Zoo tem vindo a crescer e a criar novos espaços para os animais e para os visitantes. Um dos mais conhecidos é a Savana Africana, onde vivem zebras, girafas, rinocerontes e outros animais típicos das planícies africanas. Também tem um túnel de vidro que atravessa o habitat dos leões asiáticos, permitindo uma experiência única! Mais recentemente, foi criada a Floresta dos Lémures, onde é possível ter uma experiência imersiva e ver  estes divertidos  primatas bem de perto.

Em 2013, o Zoo tornou-se parte do grupo WOW – Worlds Of Wild (na altura Group Thoiry), juntando-se a outros parques que partilham o mesmo compromisso com a conservação da vida selvagem. Esta mudança ajudou a reforçar ainda mais os projetos de proteção e preservação animal.

Um Futuro Sustentável
Desde os tempos da  Quinta de Santo Inácio que, o agora Zoo Santo Inácio, realiza um trabalho contínuo e diário  para melhorar as condições dos animais, participar em  projetos de conservação in-situ e ex-situ e educar na conservação todo o o público que o visita. A ideia é que cada visita ao Zoo seja mais do que um passeio divertido, mas queseja  também uma oportunidade para aprender, refletir e ajudar a proteger o nosso planeta tão ameaçado.

Se ainda não visitou, planeie a sua visita ao Zoo Santo Inácio, onde pode encontrar vários  animais selvagens, abraçados por uma natureza única e encantadora,  e aprender mais sobre a biodiversidade do nosso planeta. Afinal, conservar a vida selvagem e toda a biodiversidade é um dever de todos! 

Outras novidades

Notícias

Luzes Selvagens voltam a iluminar as noites do Zoo Santo Inácio

Esta que é já a 3.ª edição desta experiência imersiva conta com mais de 600 figuras iluminadas e muitos jogos...

Educação

Zoo Santo Inácio e ANP|WWF unidos pela conservação da natureza e das espécies

Atividades para toda a família que incluem jogos educativos, desafios e muito mais para sensibilizar para a preservação da biodiversidade.

CONSERVAÇÃO

Nasceu mais uma gazela-dama, a gazela mais ameaçada do Mundo

Esta espécie é considerada um dos antílopes mais raros do mundo.

CONSERVAÇÃO

Cria de Hipopótamo-Pigmeu em risco de extinção nasce no Zoo Santo Inácio

Esta é a quarta cria deste casal reprodutor, que desempenha um papel muito importante no Programa Europeu de Preservação de...